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O Google, além de uma excelente ferramenta de pesquisa, também é uma excelente ferramenta de divulgação e otimização de negócios. A plataforma dispõe de diversos recursos que ajudam comerciantes, empresários e empreendedores a crescerem e tornar seus negócios conhecidos, atrair público, vender e alcançar níveis ainda mais altos. Pensando nisso, separamos algumas estratégias que podem ajudar quem deseja ranquear no Google, utilizar os algoritmos a seu favor e colher os frutos dessa ferramenta versátil e poderosa.
Como funcionam os algoritmos do Google?
Se esse termo soa estranho para você, queremos ajudá-lo a entender o que ele é e como ele funciona. Os algoritmos, especialmente do Google, são as operações responsáveis por definirem o método como os resultados das buscas em seu site serão exibidos aos usuários, ou seja, quanto maior o tráfego em seu site, maior os índices nos algoritmos e maior a chance de seu site ser exibido mais frequentemente.
Mas nem sempre as coisas foram tão simples assim no universo virtual. Nos primórdios da internet, não haviam tantos mecanismos de busca e algoritmos tão especializados quanto os que conhecemos hoje. Com o passar do tempo, algumas ferramentas de indexação das páginas foram surgindo e tornando a vida dos internautas mais organizada e simples. Ainda assim, as estratégias para ranquear no Google ainda eram primárias e, com isso, muitas pessoas eram capazes de burlar o algoritmo para atingir níveis superiores nas pesquisas, os famosos black hats.
De forma a otimizar a experiência dos usuários, os algoritmos passaram a desenvolver estratégias de se tornar mais específicos a fim de bloquear as ações dos malvados da web e entregar o conteúdo de forma justa, valorizando a qualidade do conteúdo que os sites estavam dispostos a oferecer.
Toda essa jornada serve para compreendermos melhor qual é o grande objetivo do algoritmo, que é transformar a experiência dos usuários e melhorar a forma como a navegação na web acontece.
O que os algoritmos têm a ver com ranquear no Google?
Em linhas gerais, os algoritmos têm tudo a ver com ranquear no Google! Afinal, são eles os responsáveis por entregar o conteúdo aos usuários levando em consideração a qualidade desse conteúdo e a quantidade de acessos que o mesmo recebe, ou seja, os sites que desejam ranquear no Google e estar no topo das pesquisas precisam estar dispostos a produzir um conteúdo de qualidade e entender quais são as expectativas dos clientes e usuários de seus sites a fim de agradá-los e conquistar cada vez mais o seu público-alvo.
5 estratégias para ranquear no Google: saiba mais
Abaixo separamos algumas das principais estratégias conhecidas para quem deseja ranquear no Google e ver seus sites e negócios deslancharem na internet.
1. Produza um conteúdo de qualidade
O primeiro passo para ranquear no Google é, sem dúvida, produzir um conteúdo rico e valioso para os seus usuários. É muito importante que os sites contenham informações relevantes, resposta às principais dúvidas, meios de comunicação e tudo o que é considerado indispensável para seus clientes. Os sites com conteúdos de valor alcançam um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e garantem a satisfação dos usuários.
2. Crie uma CTA de qualidade
Uma CTA de valor também pode ser uma estratégia fundamental para ranquear no Google. O CTA é a sigla em inglês para Call-to-Action, ou seja, um link inserido em seu conteúdo que convida os usuários a terem alguma ação diante dele, como “cadastre-se agora”, “baixe agora seu material”, etc. O CTA pode ajudar o seu site a atingir um melhor posicionamento no Google e chamar cada vez mais usuários para o seu site e convertê-los em leads.
3. Entenda e reconheça seu público-alvo
Uma etapa fundamental para quem deseja se solidificar na web e ranquear no Google é conhecer o seu público-alvo. A partir do momento que a empresa reconhece quem é o seu público-alvo, fica mais fácil conhecer suas necessidades e saber qual a forma mais eficiente de alcançá-lo. O seu público-alvo possui idade média, classe social, gostos em comum, local onde costumam se concentrar etc. Sabendo detalhes sobre o seu público, a probabilidade de atingir suas expectativas e satisfação é muito maior.
4. Pense cuidadosamente em seus leads
Os leads são pessoas que demonstraram algum interesse em seu produto ou serviço, muitas vezes por meio de uma CTA ou compartilhando seu conteúdo. Os leads são clientes em potencial, e as chances de se tornarem clientes reais são grandes. Por isso é importante pensar cuidadosamente neles e desenvolver formas de atraí-los ainda mais, dando a eles uma atenção especial.
5. Ofereça atendimento humanizado e personalizado
Sabemos que, com o avanço da tecnologia, quase todos os sistemas foram automatizados e modernizados. Mas ainda precisamos, por vezes, recorrer à boa e velha comunicação pessoal. Por isso, esteja preocupado em manter seus clientes interessados em seu serviço depois de conquistá-los, e isso pode ser feito por meio de um atendimento humanizado e de qualidade. Esteja preocupado em atender às solicitações de seus clientes, sanar suas dúvidas, atender suas expectativas e cuidar para que eles valorizem sua empresa e a indiquem para outras pessoas. O tratamento cordial e de qualidade pode ser o seu grande diferencial após ranquear no Google e atrair seu público para seu produto ou serviço.
Essas são algumas das principais estratégias para ranquear no Google. Siga-as corretamente e veja seu negócio conquistando cada vez mais expressividade e resultados cada vez melhores na plataforma.